museu da imigração
Festa do Imigrante chega à 29ª edição com entrada gratuita e mais de 60 atrações de 43 nacionalidades e regiões
O evento será realizado no fim de semana dos dias 27 e 28 de setembro e terá ingresso solidário, com entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Para realizar a 29ª Festa do Imigrante, tradicional evento promovido pelo Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, o complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás abre suas portas nos dias 27 e 28 de setembro, das 9h30 às 18h, para um fim de semanade atrações gratuitas de diferentes comunidades migrantes do mundo.A programação da festa reunirá representantes de 43 países ou regiões, em uma viagem cultural com atrações de música, dança, gastronomia e artesanato, além de oficinas e vivências.Este ano, a entrada do público será gratuita mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal), mantimentos que serão revertidos para o maior centro de acolhida da cidade de São Paulo, o Arsenal da Esperança.
No jardim do Museu, o palco recebe 33 apresentações de música e dança, de mais de 22 localidades como Ilha da Madeira,Grécia, Chile, República Tcheca, Bolívia, Espanha, Letônia, Paraguai, Hungria entre outros. Em 2025, dois grupos estreiam no evento: Sumaq Peru Brasil Dança Folclórica Peruana,que traz para a festa danças típicas da cultura do país andino e Banda Volare, que apresenta repertório de músicas italianas desde as clássicas até as contemporâneas.
Na área gastronômica serãomais de 40 expositores, com pratos típicos diversificados e especialidades de países como México, Itália, Síria, Dinamarca, Portugal, Bulgária, Líbano, Iraque, Camarões, Áustria, Congo e outros. Já no pavilhão de artesanato, 20 expositores estarão presentes, com ítens de países como Costa do Marfim, Japão, Rússia, Sudão, Ucrânia, Iraque, Bélgica, entre outros.
O público ainda poderá vivenciar aspectos diversos das culturas de mais de 15 países, em oficinas gastronômicas, de artesanato e de dança e movimento, que acontecerão ao longo de cada dia do evento. Entre os destaques na área da dança estão as oficinas de K-Pop (Coreia do Sul); dança Afegã e da Guiné-Conacri. Na gastronomia, Chicken Tikka (Índia); Arepas (Venezuela); pizza para crianças e outras convidam o público a colocar a mão na massa e a experimentar sabores de diferentes continentes. Por fim, acontecem oficinas de artesanato como a de Turbante (Costa do Marfim); Ovos decorados (Lituânia); Caligrafia (Armênia) e Bordado (Palestina)
A programação ainda irá proporcionar ao público a oportunidade única de conhecer a edificação da antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás em sua integralidade, na visita guiada conduzida pelo Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu da Imigração. Durante a ocasião o público terá acesso a espaços que, normalmente, não estão abertos à visitação. Serão abordadas a história do local e sua íntima relação com os movimentos de migração no Estado de São Paulo,bem como no Brasil, a exemplo do Arsenal da Esperança – projeto da Sermig – Fraternidade da Esperança, organização originalmente italiana, fundada nos anos 1960 e que desde 1996, tem sua sede brasileira na Hospedaria de Imigrantes, onde coordena a acolhida diária de 1.200 homens em situação de vulnerabilidade social. Durante as visitas, o público irá conhecer as instalações, a história e as ações desenvolvidas no local.
Uma atividade inédita no evento, também proposta pelo CPPR, é a oficina Festa em Foco, que convida participantes para uma caminhada fotográfica, onde serão produzidos registros que expressem diferentes óticas sobre a Festa do Imigrante. As imagens irão compor uma publicação no blog do Museu da Imigração, criando um espaço de reflexão coletiva sobre memórias, olhares e narrativas visuais.
Outros atrativos, como o passeio de maria-fumaça, fotografias de época e a cafeteria do Museu estarão em funcionamento durante o evento, estes com valores a consultar no site do museu.
O evento contará com medidas de acessibilidade, como tradução em Libras nas apresentações de palco e em algumas oficinas e atividades. Além disso, uma equipe especializada estará disponível para receber pessoas cegas ou com baixa visão, acompanhando-as nas visitas guiadas que integram a programação.
A programação pode sofrer alterações sem aviso prévio e a entrada está sujeita à lotação do espaço.
Serviço
29ª Festa do Imigrante Datas: 27 e 28 de setembro Horário: das 9h30 às 18h
Ingresso solidário: Grátis, mediante doação de 1kg de alimento(exceto sal).
Distribuição de ingressos sujeitaà lotação do espaço. Local: Museu da Imigração
Recursos de acessibilidade: monitores para pessoas cegas ou com baixa visão nas visitas guiadas e intérprete de Libras nas atrações de palco e algumas oficinas e atividades
Museu da Imigração
Rua Viscondede Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP Tel.: (11) 2692-1866
Acessibilidade no local – Não possui estacionamento
Informações Imprensa
Museu da Imigração
Assessoria de Comunicação
Gabriela Moraes | g.moraes@museudaimigracao.org.br
Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br
Locomotiva Cultural
Assessoria de Imprensa
Nany Gottardi| nany@locomotivacultural.com.br | 11 993488773
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook| Instagram | X | LinkedIn | YouTube