Blog
Compartilhe
Museu da Imigração no 10º Encontro Paulista de Museus
O Encontro Paulista de Museus (EPM) é um evento realizado anualmente pelo SISEM-SP, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo, configurando-se atualmente como um dos maiores eventos da área museológica no Brasil. Voltado a trabalhadores de museus, gestores culturais, estudantes e interessados em geral, é um importante momento de reflexão, troca, e diálogo entre as diversas realidades das instituições e estudiosos do tema.
Sua décima edição, realizada nos dias 18, 19 e 20 de julho no Memorial da América Latina, teve o tema "Gestão e Governança" como foco central das discussões. A palavra "Juntos", por sua vez, foi escolhida pela Comissão Consultiva do Evento como inspiração para as ações do evento, com o objetivo de instigar os Museus a abrirem-se cada vez mais a processos que dialoguem diretamente com as comunidades. A relação do museu com a memória, os seus desafios éticos na contemporaneidade, as possibilidades de captação de recursos, sustentabilidade institucional e processos participativos foram alguns dos temas apresentados ao longo destes três dias de Encontro.

No segundo dia do evento, foi a vez do Museu da Imigração integrar a mesa “Fazendo juntos – processos participativos”, juntamente com o Museu do Futebol e o Museu dos Esportes de São José dos Campos. O dia contou ainda com apresentações de diversas instituições brasileiras, com representantes dos estados de Minas Gerais e Ceará, além de outras cidades do interior de São Paulo e da apresentação de projetos contemplados com o edital ProAC no tocante à Preservação de Acervos Museológicos. Todas as mesas do dia foram dedicadas à temática “Fazendo juntos”, com diferentes enfoques.
Mariana Esteves Martins, coordenadora técnica do Museu da Imigração, trouxe em sua apresentação um panorama da história da instituição, que completou 25 anos em junho de 2018, e sua relação com as comunidades migrantes, desde a formação de seu acervo até a projetos mais recentes que buscaram trabalhar de forma mais participativa com essas comunidades, tais como o “Encontros com o Acervo” e as exposições temporárias “O caminho das coisas”, “Cartas de chamada de Atenção”, “Direitos migrantes: nenhum a menos”, “Migrações à mesa” e “Da cabeça aos Pés”.
Foram dias intensos e muito ricos em troca, diálogo e inspirações.
Em breve, os vídeos das diversas mesas de debate e conferências do evento serão disponibilizados no site no SISEM-SP, por meio do Canal EPM.