Blog
Compartilhe
Entre Estantes: AD. H. VAN EMELEN: a trajetória de um artista belga em São Paulo
Nessa edição da série “Entre Estantes”, o livro que apresentaremos é do escultor e pintor belga, Adrien Henri Vital van Emelen, visto que no dia 8 de maio é comemorado o dia do artista plástico, faremos uma homenagem para esse artista que além de migrante, é muito importante na paisagem urbana da cidade de São Paulo.
Van Emelen nasceu em 1868 na cidade de Lovaina, na Bélgica, estudou na Escola de Belas Artes, em Paris e ao retornar para sua terra natal, desenvolveu diversos trabalhos de encomenda para universidades e para o governo. Por conta da Primeira Guerra Mundial, migrou para o Reino Unido em 1914, e ao retornar para a Bélgica encontrou um cenário de destruição e poucas oportunidades para seu trabalho. Foi quando decidiu, com 52 anos migrar para São Paulo, em 1920.
O artista trabalhou com importantes nomes da cena artística e arquitetônica da história paulistana, como o escultor Victor Brecheret, o arquiteto Ramos de Azevedo e o diretor do Museu Paulista Affonso de Taunay.
O livro celebra os 75 anos de seu falecimento e revela sua biografia que nunca foi narrada e apresenta sua produção artística, tanto na Bélgica como no Brasil.
A professora da USP Heloísa Burbuy colaborou para esse trabalho e relata sobre Adrien como pintor responsável das arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e explica a importância da doação de 33 pinturas de van Emelen ao Museu Paulista.
Esse livro está disponível para leitura e consulta na Biblioteca do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu, que conta com um acervo bibliográfico especializado em migrações e abrange diversas nacionalidades e assuntos.