Edital - Projeto Museu Vai à Escola | 2025
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
1 . Apresentação
Com o objetivo de expandir sua presença para além de seus muros, aproximando-se do cotidiano das escolas e qualificando as visitas educativas, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo vem realizando, desde 2017, diversas ações com temas como direitos humanos, colecionismo e patrimônio, por meio de oficinas, rodas de conversa e visitas ao equipamento cultural.
Para o exercício de 2025, o Museu da Imigração pretende ampliar ainda mais a abrangência das atividades realizadas no âmbito do Programa Público Escolar por meio do projeto Museu Vai à Escola, que prevê o desenvolvimento de ações em escolas, seguindo os eixos conceituais da instituição e alguns de seus temas transversais, como diversidade cultural, relações étnico-raciais e direitos humanos.
O projeto visa aumentar a presença de escolas que não têm recursos para realizar visitas ao Museu da Imigração, aproximando ainda mais esse público de um importante patrimônio, cujo acesso é direito de todos. Sensibilizar os estudantes sobre a temática da migração, conectando fatos e objetos históricos com as situações vividas atualmente, é outro foco importante do projeto, que também busca contribuir com o desenvolvimento de ambientes mais acolhedores e com menos discriminação nas escolas.
Em 2025, o projeto será destinado exclusivamente às ETECs Integradas ao Ensino Médio localizadas no município de São Paulo, com um processo seletivo democrático e transparente. A seleção será realizada para turmas do 1º, 2º e/ou 3º anos do Ensino Médio, com inscrições abertas em dezembro de 2024.
Este projeto é uma iniciativa do Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pelo Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social de Cultura.
2. Objetivos
Objetivo Geral:
Ampliar o acesso de estudantes de escolas públicas ao Museu da Imigração, qualificando as visitas educativas a partir de ações nas escolas.
Objetivos Específicos:
- Conceituar e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre patrimônio, museus e migrações, por meio da experiência com o acervo do Museu da Imigração e o contato com o edifício da Hospedaria de Imigrantes do Brás;
- Contribuir para a qualificação da discussão sobre migração nas escolas atendidas, buscando a erradicação de discriminações de raça, classe, gênero e nacionalidade;
- Fortalecer o vínculo entre a escola e o patrimônio cultural, incentivando a reflexão sobre a diversidade da formação social brasileira;
- Proporcionar o desenvolvimento de sujeitos autônomos e críticos, com foco na mediação e construção coletiva de conhecimento.
3. Requisitos para Participação
As escolas públicas estaduais ETECs Integradas ao Ensino Médio localizadas no município de São Paulo estão aptas a participar.
A escola deverá:
- Estar disponível para participar de todas as ações do projeto, que acontecerão entre terças e sextas-feiras, entre 09h e 12h e/ou 14h às 17h, conforme cronograma a ser pré-estabelecido.
- Designar, no mínimo, 2 professores para o projeto, sendo que pelo menos um deverá acompanhar todas as etapas, participando das formações e atividades.
- Disponibilizar um espaço adequado para as atividades na escola, com mesas, cadeiras e recursos multimídia (computador e projetor).
- Garantir a participação de 40 alunos.
4. Seleção
A seleção será realizada em duas etapas:
- 1ª Etapa (Pré-seleção): Análise dos documentos de inscrição. Serão pré-selecionadas até 5 escolas, desclassificando as que não atenderem aos requisitos.
- 2ª Etapa (Visita Técnica): Visita técnica nas escolas pré-selecionadas, para avaliação do espaço e manifestação de interesse.
5. Obrigações
5.1 O Museu da Imigração compromete-se a:
- Oferecer formação para professores, atividades nas escolas e visitas ao Museu.
- Fornecer transporte (ônibus) e lanches para os alunos durante a visita ao Museu.
- Realizar uma reunião de avaliação no final do projeto.
5.2 À escola participante cabe:
- Participar das formações e atividades de acordo com o cronograma estabelecido.
- Garantir a presença de alunos e professores conforme o número estipulado.
- Assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários vigentes.
6. Inscrições
As inscrições para o projeto Museu Vai à Escola de 2025 são institucionais, gratuitas e estarão abertas entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Por tratar-se de um edital voltado para o fomento à visitação de escolas públicas, é vedada a inscrição de escolas particulares.
As inscrições podem ser feitas de duas maneiras: online ou pelos correios.
6.1 Inscrição online:
- Preenchimento da ficha de inscrição online: Acesse o Google Forms clicando aqui.
- Envio do Termo de Compromisso assinado.
6.1.1 Anexo “Termo de compromisso” em papel timbrado da escola, preenchido, assinado pela direção da escola e um dos professores participantes (caso a escola seja selecionada) em formato PDF.
6.1.2 O arquivo deverá ser enviado através do próprio formulário (nesse caso é necessário que a inscrição seja feita através de uma conta Gmail).
6.1.3 O arquivo deverá ser enviado em formato PDF, nomeado da seguinte maneira: [nome da escola termo] e enviado para o email: mve@museudaimigracao.org.br dentro do prazo estipulado no item 6 (No caso da inscrição ser feita através de um email que não é Gmail).
As inscrições com arquivos preenchidos ou digitalizados de maneira ilegível serão desclassificadas.
Inscrições com informações e/ou documentos faltantes serão desclassificadas.
Só serão aceitas inscrições dentro do prazo estipulado no item 6.
6.2 Inscrição pelos correios:
- Envio da ficha de inscrição assinada e do Termo de Compromisso em papel timbrado.
Para a efetivação das candidaturas, as inscrições enviadas pelos correios devem conter:
6.2.1. Ficha de inscrição, assinada pela direção da escola e pelo(a) professor(a) que, caso a escola seja selecionada, participará do projeto (Anexo “Ficha de inscrição correios”);
6.2.2 Ofício em papel timbrado, assinado pela direção da escola e pelo(a) professor(a) que, caso a escola seja selecionada, participará do projeto (modelo do Anexo “Termo de compromisso”).
Todos os anexos devem ser preenchidos em papel timbrado da escola e assinados pela direção da escola e pelo(a) professor(a) que, caso a escola seja selecionada, participará do projeto.
A candidatura enviada pelos correios deve constar:
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
PROJETO MUSEU VAI À ESCOLA | 2023
Rua Visconde de Parnaíba, 1316
CEP: 03164-300 – São Paulo – SP
As inscrições com arquivos preenchidos de maneira ilegível serão desclassificadas.
A postagem da inscrição deve ser feita até a data limite dentro do prazo estipulado no item 6.
Não serão aceitas inscrições enviadas fora do prazo estipulado.
Inscrições com informações ou documentos faltantes serão desclassificadas.
7. Cronograma
- Período de inscrições: 18 de dezembro a 14 de fevereiro de 2025
- Divulgação do resultado da 1ª etapa: Fevereiro de 2025
- Visitas técnicas: Março de 2025
- Divulgação do resultado final: Março de 2025
- Início das atividades: Abril de 2025
- Encerramento e avaliação: Maio de 2025
8. Resultados
A divulgação do resultado final será feita no site (www.museudaimigracao.org.br) e nas redes sociais do Museu da Imigração em março de 2025. Os selecionados receberão um e-mail sobre o resultado da chamada pelo endereço eletrônico da escola, informado durante a inscrição.
9. Disposições Gerais
Em caso de desistência, a escola deverá informar o Museu da Imigração e justificar a decisão por meio de ofício timbrado e assinado pela direção, enviado através de e-mail ou por correio, em endereços previstos no presente edital. Este edital foi desenvolvido pelo Museu da Imigração, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ficha de Inscrição - Online: Google Forms
ANEXO 1: Ficha de Inscrição - Correiros
ANEXO 2: Termo de Compromisso