Blog

Share
Entre Estantes: Um outro país para Azzi
Nesta edição da série “Entre Estantes” apresentamos o livro Um outro país para Azzi, escrito e ilustrado por Sarah Garland. A autora se inspirou na experiência que viveu na Nova Zelândia, em 2010, quando teve contato muito próximo com diversas famílias em situação de refúgio. Sarah notou que na biblioteca infantil do vilarejo de refugiados não havia nada sobre a situação pela qual passavam as crianças e, a partir disso, surgiu a ideia da história do livro, apresentado na forma de uma HQ.

A história trata da trajetória da pequena Azzi, que abandona seu país às pressas por conta da guerra, deixando a avó que insistiu em ficar e cuidar da casa. Sem especificar onde se passa o enredo, a autora narra, de maneira simples, todas as dificuldades que pessoas exiladas enfrentam no percurso - nesse caso, desde a fuga em um barco em alto mar, durante vários dias.

Chegando ao novo país, Azzi demora para se adaptar, visto nunca ter tido contato com outra cultura, língua e ambiente. A obra conta com detalhes as situações de adaptação da menina, a convivência com seus novos amigos e escola.

A autora mostra também as dificuldades vivenciadas pelos pais de Azzi para retomar suas vidas profissionais e as barreiras que enfrentam para construir um novo lar, com o mínimo de dignidade.
A obra é indicada para todos os leitores que, assim como Azzi, enfrentam situação de mudança e adaptação; em especial, para aqueles que migram e precisam recomeçar a vida em locais desconhecidos.
Esse livro está disponível para leitura e consulta na Biblioteca do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu, que conta com um acervo bibliográfico especializado em migrações e abrange diversas nacionalidades e assuntos.